sábado, novembro 19, 2011

Relatórios - G2 - Viadutos e moradores de rua - BH/ Londres


2º GRUPO
Tema: Viadutos e moradores de rua - BH/Londres
http://londresebelohorizonte.blogspot.com/ 

De acordo com a apresentação sobre o tema Viadutos e Moradores de Rua, pude observar que o grupo expôs o tópico com bastante coerência. Eles seguiram uma linha cronológica tanto no contexto brasileiro quanto britânico. Abordaram as causas da existência dos moradores de rua, falaram sobre os abrigos existentes em Belo Horizonte, as áreas onde os moradores de rua estão mais concentrados. Falaram também como e porque essas pessoas  apropriaram dos espaços vazios gerados pelos viadutos. Exibiram vídeos e imagens que mostravam a situação dos moradores de rua, como eles vivem e porque estão ali, mostraram também os possíveis usos de viadutos, em Belo Horizonte e Londres.
O grupo tomou como exemplo as cidades de Belo Horizonte e Londres onde mostraram o contraste existente na questão de usos dos baixos de viadutos. Na Inglaterra, você irá encontrar feiras de rua, bares, restaurantes, cafés, casa de shows, pistas de skate, até mesmo um antigo show de horrores que é um famoso ponto turístico. Já no Brasil é raro quando esses espaços são aproveitados de forma positiva, onde a população tem algum benefício, na maioria das vezes eles estão abandonados ou ocupados pelos moradores de rua, gerando áreas de risco para a cidade.
Tanto no Brasil, quanto na Inglaterra os moradores de rua existem e são muitos. Mas vale a pena ressaltar que os moradores de rua de Londres recebem ajuda do governo, e muitos estão ali por vontade própria.

 Propaganda publicitária da ONG francesa Samu Social

Alguns pontos que o grupo abordou me chamaram atenção e um deles foi a dificuldade que os moradores de rua encontram para sair dela. Os motivos são diversos , escolhas erradas, falta de oportunidades, as pessoas não dão credibilidade alguma a essas pessoas, muitos fazem uso de álcool e drogas, para alívio ou não da dura realidade em que vivem, que muitas vezes acarretam em problemas neurológicos, dificultando ainda mais o processo.
As soluções abordadas pelo grupo foram eloquentes, dentre elas a criação de programas de reinserção desses moradores de rua, construções de mais habitações temporárias, maior atenção dos políticos as essas pessoas para que tenham chances de uma vida melhor.


Essa imagem retrata o que acontece o tempo todo nas ruas das cidades, nós simplesmente ignoramos essas pessoas, como se fosse um algo corriqueiro, mas não é, são seres humanos  como nós que não tiveram as mesmas oportunidades.
Outro ponto que chamou minha atenção foi o abandono dos baixos de viadutos em Belo Horizonte. O grupo citou todos os viadutos da cidade, que atualmente estão servindo como moradia irregular e local para uso de drogas.  Em Londres, várias soluções foram encontradas para o uso desses espaços vazios, soluções que deram certo para a cidade e para os moradores dela, porque nossos governantes não usam isso como exemplo e dêem um pouco mais de atenção para essas áreas? Porque o descaso com os moradores de rua é tão grande? Eles almejam um país de primeiro mundo, com planos urbanísticos que funcionem, mobilidade, bela arquitetura, mas se esquecem desse setor da população que sempre estará nas ruas e viadutos, e não vai adiantar que eles “sumam” com essas pessoas em períodos propícios, porque eles sempre voltam.  

Viaduto em Belo Horizonte

Borought Market - Inglaterra

Maíra Moreno

0 comentários:

Postar um comentário