sábado, novembro 19, 2011

Relatórios - G6 - Reconversão Urbana - Florença/Congonhas

6º GRUPO
Reconversão Urbana - Florença / Congonhas - A alegoria do Patrimônio
http://caminhodatoscana.blogspot.com/

A dinâmica da cidade e suas necessidades, exige que a estrutura urbana mude também. Novas produções, produtos, novos usos.
O grupo 6 aborda esse conveito renovador porém dialogando com o patrimônio histórico. O valor da memória frente a renovação.
Até onde vale a pena o custo de manutenção de algo que não serve mais à cidade?!
Focando em cidades com palpável memória histórica. Mesmo quando os excessos do gótico é condenado, creio que hoje realmente seja sem propósito tamanha pomposidade porém contextualizando com o momento histórico há justificativa e são esse momentos históricos que os prédios e obras contam, construir algo assim hoje beira o ridículo e pobreza de significado, porém repetindo, hoje. E um povo sem memória não compreende seu presente.

Florença


Florença localizada ao sul da Italia, capital da região toscana é a representação de uma cidade que “casa” seu passado, sua importância museológica com seu presente, um moderna metrópole de prestação de serviços. Florença conta sua história, suas mudanças políticas através da arquitetura. É o exemplo de que o respeito ao passado não é estagnar no tempo. E considerando que acompanhando as mudanças culturais do mundo a igreja não ocupa mais o topo da necessidade humana, muitas das reconvenções encontradas ali são mudanças de usos de edifícios religiosos.

Congonhas


Apesar de localizada no interior de minas gerais Congonhas pode ser facilmente comparada com Florença principalmente pela grande maioria de seu patrimônio histórico ser de caráter religioso. Porém Congonhas perde em conscientização, os benefícios da Industrialização são colocados a frente do valor histórico e a cidade sofre com a atividade mineradora.

Tatiana R.Fields

0 comentários:

Postar um comentário