terça-feira, agosto 30, 2011

Agora é a vez do pedestre


Na folha de São Paulo do dia 29/08/11, Alexandros Washburn (arquiteto e diretor de desenho urbano da Prefeitura de Nova York, e responsável pelo projeto High Line) diz que “Caminhar é a atividade mais importante nas cidades”. E que “agora é a vez do pedestre”.
Essa questão está muito arraigada na cultura mundial das grandes metrópoles, pois há 50 anos os carros estão em primeiro lugar quando o assunto é urbanização e cidades.
Segundo Washburn, priorizar o pedestre nas grandes cidades é uma decisão política fundamental e um projeto a ser definido e implantado a longo prazo. Nenhuma idéia ou transferência deve ser precipitada, é necessário conhecer, envolver, entender e compartilhar opiniões com as comunidades vizinhas, para daí transformar em lei. Assim como, a integração entre política, econômia e projetos devem se equilibrar.
Ele critíca o modelo de urbanização de SP com prédios recuados e grandes muros sem conexão com o entorno. Para Washburn é necessário e importante sentir a cidade e os espaços públicos, para que possamos perceber os contrastes. Prédios altos sim, mas eles devem absorver a rua, é desnudar o edifício para que os pedestres se sintam como parte do lugar, é abrir o prédio para os que ali passam.
Se apropriar da cidade é essencial, e após a revitalização que Nova York sofreu, músicas (Alícia Keys e Frank Sinatra) foram feitas para expressar o quanto é bom caminhar em suas ruas.

0 comentários:

Postar um comentário